Esse mapa é uma proposta de autoconhecimento, permite aos praticantes, de forma clara e didática, verificar onde é possível deixar a vida mais leve.
Vamos começar por apresentar um exemplo do mapa:
Nesse modelo as palavras que nos causam conforto foram inclinadas para cima e escritas em letra maior, dessa forma, toda vez que olhar para o mapa, os aspectos que causam conforto serão destacados. Repare já foi escolhida a palavra “Compreensão” para dar um novo significado à “raiva”. Então foi feito um “x” em cima da palavra raiva e a palavra compreensão foi escrita de forma a se destacar sobre a raiva. Na medida em que vamos praticando, a tendência é que as situações que causavam raiva vão assumindo o significado de compreensão, reduzindo o sofrimento próprio.
É importante acolher primeiramente a questão limitante. Respirar, procurar relaxar e dizer para mim mesmo, “tudo bem que eu tenha raiva, eu sou um ser humano, tenho minhas dificuldades, me amo mesmo assim”. Isso fará o Ego se aquietar, assim consigo propor outras possibilidades, por exemplo a compreensão.
Toda vez que escolher um novo significado, reviva as situações com esse novo significado, assim seu cérebro vai sendo treinado a esse novo significado. Quanto mais treinar mais rápido você modificará sua vida para melhor.
O mapa é seu e pode ser feito da forma que você achar mais fácil e compreensível, o importante é que você olhe todos os dias para ele e vá buscando, aos poucos, novos significados para as coisas que te causam desconforto, passando a viver uma vida mais leve e com mais amor.
Este mapa é vivo, então conforme você sentir as situações do cotidiano vá incrementando seu mapa. Evite colocar mais do que seis coisas para serem trabalhadas, pois isso fará com que você não grave o mapa em sua mente.
Uma sugestão é tirar uma foto com o celular, para que você tenha facilidade de acesso ao mapa.
Coloque como tela de fundo em seu celular, uma imagem que te traga paz e harmonia, toda vez que olhar para ela você irá lembrar que está buscando uma nova forma de ver o mundo.